Calamidade em Santa Catarina

quinta-feira, 27 de novembro de 2008


Santa Catarina, mais precisamente em uma de suas regiões mais bonitas e visitadas, o Vale e a foz do Rio Itajaí, transformaram-se em um cenário de desolação. Berço de uma população alegre e ordeira que de certa forma já hávia se habituado e aprendido a conviver com enchentes, mas eram só enchentes em que o rio subia em uma velocidade na qual a população conseguia remover seus pertences, fechar suas casas e abrigar-se em amigos, parentes e vizinhos. Assim como o rio se agigantava, em poucos dias também retornava a seu leito, os moradores seguiam este mesmo movimento e com algum trabalho lavando casas e ruas as coisas voltavam ao normal.
Desta vez a rotina se quebrou, as tradicionais leituras do nível do rio anunciadas pela defesa civil no rádio foi substituída pelo estrondo das encostas e morros que deslizavam sobre casas, ruas, rodovias e o que estivesse em seu caminho, trazendo lama, rocha, árvores, entulhos de casas e ... ceifando vidas.
Mesmo locais que até então eram seguros e distantes dos rios sofreram com a fúria da natureza.
Desta vez esta sendo muito diferente, o rio Itajaí já esta correndo comportadamente em seu leito natural, mas a cidade ... esta não consegue retornar ao normal, o som mais comum é dos helicopteros que para muitos locais continua sendo único meio de transporte. Famílias tentam retornar para suas casas, mas que casas ? Onde ela esta ? Muitos procuram por seus terrenos, sim seus terrenos pois desta vez foi-se tudo mesmo até o terreno. Tudo mesmo? Não, ainda resta um povo que embora triste mas que confia em seu Deus e com a sua ajuda há de reerger-se como já o fizera em outras oportunidades.
Aqui mora um povo temente a Deus e que sabe que somente nele encontra a rocha segura.
Nossa Congregação Bom Pastor de Blumenau teve membros que foram atingidos pelas águas, mas felizmente contabilizamos apenas perdas materias e os demais irmãos estão se unido para auxiliar aos que foram atingidos.
Para os que quiserem ajudar, a IELB já disponibilizou uma conta no Banco do Brasil, Agência 0010-8 Cc 5213-0. Ao fazer um depósito deposite um valor com centavos = 88, por ex. R$ 100,88 para facilitar a identificação de que este valor deverá ter como destino o auxílio aos irmão de Santa Catarina.
Se preferir também podes fazer suas doações para as contas da Prefeitura de Blumenau que oferece várias opções de banco, acesse o site www.blumenau.sc.gov.br para saber mais a respeito inclusive sobre a situação da cidade.
Segue uma foto publicada no site www.allesblau.com que mostra a região próxima da Universidade (FURB).